Ecoando o amor além fronteiras

A vocação da família é sempre atual e nunca cairá de moda!

04 AGO 2017
04 de Agosto de 2017
O mês de agosto se volta especialmente para as vocações. Um acento importante é a vocação da família. Esta é querida e criada por Deus. Uma instituição que tem sido atacada por organizações internacionais, legislações ideológicas, campanhas contrárias à família em tantos âmbitos da sociedade, propaganda sistemática na mídia desfavorável aos valores positivos e essenciais da família humana. Neste tempo difícil, é muito importante valorizar a família, dar opiniões e manifestar convicções para o futuro da humanidade.

Nesta ocasião em que se propaga uma cultura do provisório, do relativo, do não comprometimento, do apenas ‘curtir’, o Papa Francisco nos tem dito que Deus chama para escolhas definitivas. Deus tem um projeto para cada um. Descobri-lo e responder à própria vocação é caminhar para a própria realização. A todos Deus chama à santidade, a viver a sua vida feliz. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. A família é célula que nasce do amor de um homem e de uma mulher, em caráter indissolúvel, aberto à vida, promovendo a dignidade da pessoa humana, o sacramento do matrimônio e a inviolabilidade da vida e da família.

O Documento de Aparecida nos fala da importância de valorizar a família e de defender seus direitos neste tempo de tantas mudanças. A família não é mera instituição natural; antes, faz parte do projeto Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementariedade” (nº 116). É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (nº 118). A família nunca cairá de moda. Onde existem o amor e a fidelidade, nasce e perdura a verdadeira liberdade.

A cada ano, a Igreja Católica no Brasil celebra a sua Semana Nacional da Família, começando com a comemoração do Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, estendendo-se por toda a semana.

Toda família tem necessidade de Deus. Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer simplicidade. Quando a família reza unida, o vínculo torna-se mais forte. A vocação da família é estar a serviço do amor e da vida.

Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, proteja as nossas famílias e que seus direitos sejam respeitados para o próprio bem do futuro da humanidade.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira (PB)
Fonte: CNBB

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão