Ecoando o amor além fronteiras

Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós!

12 OUT 2017
12 de Outubro de 2017

12 de Outubro dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Neste ano uma grande expectativa pois comemoramos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba.

Em 1.717 os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia após varias tentativas de pesca no rio Paraíba encontraram em suas redes uma estátua de Nossa Senhora. Primeiro o corpo da estátua em seguida, rio abaixo, a cabeça dela. Após colocarem a imagem dentro do barco, os pescadores que até então nada tinham pescado encheram suas redes com enorme quantidade de peixes.

Silvana da Rocha Alves esposa de Domingos uniu as duas partes da estátua com cera e colocou-a em um pequeno altar em agradecimento ao milagre recebido. Todos os sabados os moradores da regiao se reuníam para rezarem o terço e cantarem a Ladainha.

Em 1732 Atanásio Pedroso construiu o primeiro oratorio aberto ao publico. Em 1740 o padre José Alves Vilela, vigário de Guaratinguetá e alguns devotos construíram uma pequena capela.

No dia 26 de julho de 1745 no morro dos Coqueiros foi inaugurada a igreja que deu origem ao Santuário quando foi celebrada a primeira missa.

Com Obras iniciadas em 1.845 , em 24 de junho de 1.888 a Matriz Basílica foi inaugurada.

Hoje é conhecida como Basílica Velha pois com o crescente numero de peregrinos foi necessario construir uma Basílica nova.

Em 11 de setembro de 1946 foi celebrada a primeira missa na Basilica Nova, porém somente

A partir de 03 de outubro de 1.982 as atividades religiosas passaram a ser realizadas em definitivo na Basílica Nova. Neste mesmo dia foi feita a transladação da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida da Basílica velha para a Basílica Nova.

Atualmente a Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente Santuário Nacional e recebe peregrinos de todas as partes do Brasil e exterior.

Hoje após 300 anos do encontro da estátua de Nossa Senhora Aparecida pode-se acompanhar virtualmente as celebrações ao vivo e rezar diante da imagem encontrada em 1.717.

http://www.a12.com/reze-no-santuario/santuario-ao-vivo

E para os devotos que moram no Japão foi construída a Igreja de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Joso em Ibaraki, onde tivemos no último domingo dia 08 a 9ª festa de Nossa Senhora Aparecida com missa celebrada pelo Padre Pedro Tomazelli. Muitos devotos vieram da diocese de Saitama, e peregrinos de outros lugares do Japão também.

Como muitos ainda não sabem, a Igreja de Joso recebeu uma réplica da imagem original, vinda de Aparecida do Norte, e se tornou um santuário. Agora, os devotos que estão no Japão podem ali também pagar suas promessas feitas a Maria, pelas graças alcançadas.

Que essa graça, possa aproximar cada vez mais, os filhos da Mãe Maria!!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!!!


Por Sonia Azuma

Voz do Peregrino.

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão