Ecoando o amor além fronteiras

27 de Junho:  Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

22 JUN 2018
22 de Junho de 2018

“Eis aí a sua mãe”. (Jo 19,27)

A Historia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro originou-se no século XV quando uma pintura de Nossa Senhora foi roubada de uma igreja na Ilha de Creta na Grécia.

Nessa pintura, em estilo bizantino, que segundo a tradição teria sido pintada por São Lucas, Nossa Senhora trazia em seu colo seu filho Jesus ainda pequeno observando dois anjos. Os anjos seguravam uma cruz, uma lança e uma vara com uma esponja na ponta que representam a Paixão de Cristo.

 Era uma imagem milagrosa venerada pelos cristãos e com a intenção de ganhar algum dinheiro um comerciante a levou para Roma. Aconteceu que  durante a travessia do Mar Mediterrâneo ele e sua tripulação enfrentaram uma tormenta e só foram salvos pela intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Depois ficou muito doente e arrependido pediu a um amigo que devolvesse a pintura à igreja. A esposa do amigo nao quis devolvê-la, mas após ficar viúva, Nossa Senhora apareceu para sua filha de seis anos e pediu que levasse a pintura a uma igreja.

Em 1.499 ela foi entronizada na igreja São Mateus que estava sob os cuidados dos Agostinianos onde permaneceu por mais de 300 anos até quando Roma foi invadida pelos franceses no século XVIII e a igreja São Mateus foi destruída. Os monges Agostinianos então a levaram para um local seguro onde ficou guardada e esquecida por 30 anos.

Em 1866 o Papa Pio IX entregou o quadro aos Redentoristas com a recomendação que fizessem essa devoção conhecida em todo mundo. Fizeram muitas cópias e a difundiram em todas as partes do mundo. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tornou-se a Padroeira dos Redentoristas e atualmente o quadro original encontra -se na igreja de Santo Afonso de Ligório em Roma.

Eis aí nossa Mãe!

Como uma criança no colo de sua mãe peçamos com confiança todas as graças que necessitamos. Ela chora conosco, chora com nossas dores, com nossa falta de amor, com nossas quedas e nos acolhe em seus braços com seu amor maternal.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rogai por nós! 

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão