Ecoando o amor além fronteiras

Nossa Senhora do Carmo, São Joaquim e Santa Ana.

15 JUL 2016
15 de Julho de 2016

 Paz e bem! Salve Maria!

 

Nesse mês de julho dia 16, comemoramos o dia de Nossa Senhora do Carmo e no dia 26 o dia dos pais de Maria, São Joaquim e Santa Ana.

Nossa Senhora do Carmo

 

Carmelo em hebraico (Carmo) que significa “vinha” e (elo) "Senhor", portanto, significa “vinha do Senhor”.

Esse nome nos aponta para uma famosa montanha, que fica na Palestina, onde o profeta Elias e seu sucessor Eliseu, fizeram história com Deus e Nossa Senhora, que foi prefigurada por Elias em uma pequena nuvem (I Reis 18.20 ­ 45).

Estes profetas foram “participantes” da obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria.

Os monges que sobreviveram à perseguição dos mulçumanos, chegando a Europa elegeram São Simão Stock, como seu superior geral, que por sua vez no dia 16 de julho, intercedendo com a reza do terço a noite, recebeu a vizinha de Nossa Senhora que com um escapulário na mão, disse lhe:

Meu filho, receba esse escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todos que morrerem com esse escapulário serão preservados do fogo eterno.

Vários papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever:

Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo ­ e ainda ­o escapulário, não é “carta branca para pecar”, é uma “lembrança” para viver de maneira cristã, e assim alcançar a graça duma boa morte.

 

Nossa Senhora do Carmo:

Rogai por Nós.

Os Pais de Maria

 

No dia de 26 de julho a Igreja comemora o dia dos avós de Jesus e pais de Nossa Senhora: “São Joaquim e Santa Ana”.

 

Deus abençoou o matrimônio de Joaquim e Ana, e já anciãos Ana concebeu uma linda menina: A Imaculada Virgem Maria.

Ana e Joaquim, eram judeus exemplares, pertenciam a um grupo de piedosos judeus. Eles aguardavam com todo o seu povo as promessas de Deus a Abraão, a Consolação de Israel.

 

Maria nasceu 60 anos após a união de seus pais, que pertenciam à família real de Davi e eram parentes próximos de José.

Foi após Joaquim e Ana, pedirem a misericórdia de Deus em seus auxílios, por serem ambos estéreis, e não conseguirem gerar, foi que Ana em um sábado, no dia 8 de setembro concebeu uma menina de nome Mirian, que em hebraico significa “Senhora, Soberana”, traduzido para o latim como Maria.

 

O Nome Joaquim significa “Jave prepara ou fortalece”. E Ana exprime “Graça”. Não sabemos a data de nascimento e falecimento de ambos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja

São Joaquim e Santo Ana

Rogai por nós. 

 


 Roque Antônio,

Voz do Peregrino.

Voltar