Ecoando o amor além fronteiras

Relíquias de São João Paulo II e Santa Faustina estão peregrinando no Japão

20 JUN 2016
20 de Junho de 2016

Em várias partes do Japão, as relíquias de São João Paulo II e Santa Faustina estão peregrinando na Igreja do Japão.

Sabemos que a nossa Igreja Católica não adora, mas sim venera os santos, homens que testemunharam o evangelho e muitos derramaram sangue, pelo Reino de Deus. 

O Catecismo da Igreja nos ensina o seguinte no §956: “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na Terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49).

O que são o culto as relíquias dos santos?

Santo Agostinho dizia que os corpos dos Santos são instrumentos dos quais se serve o Espírito Santo para realizar suas obras. Por isto os seus restos mortais são honrados desde o início da Igreja.

A veneração é confirmada pela convicção de que os corpos dos Santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos por Este utilizados para produzir boas obras. A certeza de que os homens e as mulheres ressuscitarão no fim dos tempos, incutiu nos cristãos, desde os primeiros séculos, o grande apreço aos despojos mortais dos Santos, pela dignidade de terem sidos templos do Espírito Santo durante a vida presente:

“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!… Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1Cor 6,15-20).

 

O culto das relíquias está ligado ao culto de veneração (não adoração) dos santos; e é algo espontâneo e faz parte dos sentimentos humanos. Toda família respeita e guarda com carinho as lembranças e os pertences de seus queridos falecidos. Seria injusto e até maldoso impedir que a viúva guardasse com carinho as fotos, o Terço, um lenço, etc., do seu amado esposo falecido.

 

Uma relíquia de um santo, é um fragmento de osso ou um objeto que tenha alguma relação com um(a) Santo(a), aos quais os católicos prestam veneração ou reverência.

Infelizmente no passado, especialmente na Idade Média, houve abusos com a veneração das relíquias, atribuindo-lhes um poder mágico, etc; havendo também negócios com elas e muitas falsas relíquias. Os cruzados, ao voltar do Oriente traziam consigo “maravilhosas relíquias”, nem sempre verdadeiras; assim, por exemplo, segundo os Evangelho apócrifos, a Virgem Maria teria deixado ao Apóstolo Tomé, como testemunho da sua Assunção aos céus, o seu véu; isto não é verdade.

 

Os abusos provocaram a rejeição das relíquias por parte do protestantismo, mas o Concilio de Trento analisou a questão e aprovou o seu uso correto:

“Ensinem os Bispos diligentemente que devem ser venerados pelos fiéis os sagrados corpos dos santos mártires e dos outros que vivem com Cristo, [corpos] que foram membros vivos de Cristo e templos do Espírito Santo (cf. 1Cor 3, 16; 6, 15.17.19; 2Cor 6,16) e que por Ele hão de ser ressuscitados para a vida eterna e glorificados e pelos quais concede Deus aos homens muitos benefícios. Por isso, aqueles que afirmam que às relíquias dos santos não se deve prestar veneração e honra, ou que elas e outros sagrados restos mortais são inutilmente venerados pelos  fiéis, ou que em vão se cultua a memória deles para lhes pedir ajuda: [aqueles que tais coisas afirmam] devem ser de todo condenados, como já antigamente os condenou e agora também os condena a Igreja” (Collantes, FC nº 7255).

Nos dias 02 e 03 de julho, a Igreja Católica de Tokorozawa receberá as relíquias de São joão Paulo II e Santa Faustina.

No dia 02 haverá vigília e oração das 17h às 22:00h. Nos dias 03 a missa será às 10:00h e a veneração das 13h às 17h.

No dia 16 de julho as relíquias estarão na Igreja Católica de Isesaki.

A veneração se dará início com a celebração da missa às 08:00h , às 15h a hora da misericórdia, com momento de oração. À partir das 16:00h Adoração ao Santíssimo até às 17:30h.

As comunidades de Saitama que forem receber as relíquias e desejarem colaborar, podem enviar a sua programação para acrescentarmos em nossas publicações aqui no site e auxílio na divulgação.

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão