Ecoando o amor além fronteiras

NOVENA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

03 MAI 2017
03 de Maio de 2017

Nossa Senhora de Fátima, ou como muitos a chamam, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das principais atribuições a Virgem Maria, que segundo relatos de várias pessoas, foi avistada por três “pastorinhos” em uma cidade de Portugal. Na época, para a igreja católica, era invenção das crianças. O motivo era que apenas as crianças conseguiam ver e ouvir Nossa Senhora de Fátima. A maior aparição foi quando o povo todo olhou para o céu e viu a Imagem de Nossa Senhora de Fátima pairando entre as nuvens. A mensagem que Nossa Senhora trazia consigo era pedindo que o povo tivesse mais fé, que mais pessoas se convertessem ao catolicismo.

Dia 13 de Maio é comemorado o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Ela é muito popular no Brasil e também em Portugal. E a história da aparição de Fátima é contada de geração em geração entre os católicos. Muitas pessoas acreditam nos milagres, outras não... e estes mistérios existem desde 1917. Este ano celebramos o centenário das aparições de Maria em Fátima.

 

-Oração Inicial (para todos os dias)

Ó Santíssima Virgem Maria, que nas montanhas de Fátima revelastes aos três pastorinhos uma Mensagem de Paz e de Esperança para toda a humanidade e, ao mesmo tempo, fizestes um chamado à conversão, à penitência e à oração, alcançai-nos a graça que insistentemente vos pedimos nessa Novena (pedir a graça), se for para maior glória de Deus, honra Vossa e salvação de nossas almas. Que o Imaculado Coração de Maria seja o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus. Amém.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

 

Primeiro dia  Tema: Os pastorinhos

A palavra Fátima é de origem árabe. Assim se chamava a filha de Maomé e Khadiahj, nascida em Meca em 606 d.C. e falecida em 631 d.C. Na invasão muçulmana em Portugal, grupos árabes se estabeleceram na região de Vila Nova de Ourém (distrito de Santarém), nomeando os lugares em que moraram com expressões de seu idioma. Um deles foi Fátima. Os maometanos foram derrotados e expulsos de Portugal, mas o nome se manteve. Foi nesse lugarejo que ocorreram as aparições de Nossa Senhora. Três crianças levavam os rebanhos de seus pais para pastar nos arredores do povoado, que, na época, tinha aproximadamente 3 mil habitantes. Elas costumavam ir até a Cova da Iria, onde havia pastagem abundante. Eram Lúcia dos Santos, Jacinta Marto e seu irmão, Francisco.

O mundo passava por uma crise muito séria, sobretudo, na economia. Os efeitos da Revolução Industrial se espalhavam por todo o mundo, levando desemprego a milhares de pessoas. Havia indiferença religiosa e muitos ataques ao Catolicismo. Em toda a parte, a incredulidade do povo era notória. Foi nesse ambiente que Nossa Senhora apareceu às crianças para, por intermédio delas, pedir ao povo que se voltasse para Deus.

Oração: Senhor, prometo atender e seguir os ensinamentos trazidos pela Virgem Mãe, a Senhora de Fátima, dai-me força para cumprir fielmente a vontade de vosso Filho. Para melhor servi-lo, espero que as graças que desejo alcançar nesta novena me ajudem a vos amar muito mais.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

? ORAÇÃO FINAL (para todos os dias)

Ó Santíssima Virgem de Fátima, que viestes ao mundo como Mãe Solícita, a fim de indicar os meios de salvação para a humanidade pecadora: A Recitação do Rosário, a Comunhão Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados e a Devoção ao Imaculado Coração de Maria. A Vossa Celestial Promessa penetra em nossa alma como um bálsamo e nos dá alento e esperança: "Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará".

Que o Imaculado Coração de Maria seja o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus. Amém.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Segunda dia Tema: A primeira aparição

No dia 13 de maio de 1917, as crianças foram, como sempre, para a Cova da Iria. Ali, uma Senhora, vestida de branco, com uma faixa azul na cintura, lhes disse: Não tenham medo, eu vim do céu. Ela conversou com os três, enviou mensagens por eles e lhes fez pedidos. Um dos pedidos da Senhora de Fátima foi o seguinte: Rezem o Terço todos os dias, rezem muito e façam sacrifício pelos pobres pecadores. São muitos os que vão para o inferno por não haver quem reze e se sacrifique por eles”. A partir desse dia, sempre no dia 13 de cada mês, até outubro, a Santíssima Virgem enviou mensagens pelas crianças e conversou com elas. Durante o período, só no mês de agosto ela apareceu no dia 19, pois no dia 13 os pastorinhos estavam presos pelas autoridades políticas. Todas as nações do mundo e todas as pessoas passam por crises. As lições de Fátima nos ajudam a entendê-las e superá-las. Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, cardeal patriarca de Portugal, resumiu as mensagens de Fátima nos seguintes termos: “A manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual para o salvar”.

É correto dizer que Maria Santíssima nunca se deixa vencer em generosidade, agindo para a maior glória divina. Se formos também generosos, ela nos retribuirá em dobro.

 

Oração: Minha Mãe celeste, sei que Deus, na sua imensa bondade, deseja minha salvação para que eu alcance a pátria eterna. Espero crescer na sua devoção, e convosco me dirigir ao Criador, encontrando consolo completo.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Terceiro dia Tema: Uma capela para Maria

Segundo relatos na história a quantidade de pessoas que estavam em Portugal, Cova da Iria era de mais ou menos 70 mil pessoas!

A multidão rezava, cantava, faziam Novenas de Nossa Senhora de Fátima todo dia santo. Uma grande parte destas pessoas chegavam ao local dois dias antes para não perder a oportunidade de avistar a Virgem Maria. Até que a Nossa Senhora apareceu sobre a Azinheira (árvore que pode medir até 10m de altura) e iniciou-se a conversa com Lúcia:

– Que é que você tem a falar?

– Quero vos pedir, que façam em minha honra, neste local uma capela; Eu sou a Senhora do Rosário; Peço que todos vocês continuem com suas rezas e faça isto todos os dias. A guerra está no fim e todos os militares que nela participaram voltaram a suas casas.

– Eu queria lhe pedir muitas coisas: se a senhora realmente curava doentes, convertia os acatólicos etc…

– Alguns sim e outros não. É preciso que vocês se juntem e peçam perdão a todos os seus pecados. Não façam nenhum tipo de ofensa a Deus e aos outros, ele já está ofendido demais.

Neste exato momento, Nossa Senhora abriu suas mãos e fez com que a luz do sol refletisse aos olhos das pessoas enquanto foi desaparecendo. Muitas das visões e das mensagens que Nossa Senhora de Fátima deixava as crianças realizavam-se tempos depois em forma de presságio. Assim que ela foi sumindo entre as nuvens o sol foi se abrindo, deixando que olhassem para o céu sem precisar tampar os olhos.

As pessoas mais que imediatamente começaram com festas, orações e Novenas de Nossa Senhora de Fátima todo santo dia 13 de maio. Este milagre não foi visto apenas pelas pessoas que lá estavam, a imagem poderia ser vista até 40 km de distancia, então outras regiões de Portugal também avistaram a imagem de Nossa Senhora no céu

As roupas dos fiéis que estavam encharcadas minutos antes da aparição da Virgem Maria se secaram milagrosamente após sua passagem.

Este milagre inicial tornou-se algo viral entre as pessoas, o que foi repassado de geração para geração, de regiões para regiões e entre países por todo continente Europeu até chegar ao Brasil onde foi criada a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Até os dias de hoje a Novena de Nossa Senhora de Fátima é rezada por milhares de pessoas em todo o mundo. E para o dia 13 de Maio nós deixamos aqui uma Novena de Nossa Senhora de Fátima para que todos rezem e alcancem seus desejos:

 

Oração: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que realizastes o Milagre do Sol, quando o astro rei bailou diante da multidão estupefata, para atestar a veracidade das aparições, nós Vos pedimos forças para atender ao Vosso pedido: "Não ofendam mais o Nosso Senhor, que já está muito ofendido".

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Quarto dia Tema: A devoção ao coração de Maria

Ninguém até hoje tem um remédio para a guerra. Contudo, Nossa Senhora teve a caridade de nos avisar que somente a Providência Divina pode trazer paz e tranquilidade para a vida, nos indicando os meios necessários para evitar um conflito mundial. Em nossos dias, temos o privilégio de saber que Nossa Senhora de Fátima nos falou. Ela nos mostrou os motivos da crise mundial, assim como nos indicou o caminho seguro para superar os grandes conflitos de nosso tempo. Essas importantes revelações tinham a finalidade de alertar o povo para que se voltasse para Deus. Nas seis aparições ocorridas entre maio e outubro de 1917, Maria mostrou-nos ser mãe terna e dedicada. Ainda hoje ela tem a preocupação de que seus filhos espirituais sigam pelo bom caminho. Ela poderia dizer simplesmente: se arrumem... Mas não! Por intermédio de crianças inocentes vem nos alertar para que nos convençamos de que não podemos nos corromper pelo poder e pelo prazer imediato. Cada pessoa deve manter o domínio de si. Na terceira aparição (no mês de julho),Nossa Senhora disse aos pastorinhos: “Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer a devoção ao meu Imaculado Coração no mundo.

 

Oração :Ó Santíssima Virgem de Fátima, que apresentastes na palma da mão o Vosso Imaculado Coração cercado de espinhos, simbolizando os pecados da humanidade, nós Vos pedimos a Graça da Conversão, do Arrependimento de nossos pecados e um Verdadeiro Amor à Penitência.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Quinto dia Tema: A Salvação

Uma grande preocupação da humanidade deve ser a salvação eterna. Para tranquilizar as pessoas, Maria declarou:A quem abraçar esta devoção prometo a salvação, e estas almas serão amadas por Deus. Para salvar as almas, Deus

quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e terão a paz.

As condições são a oração, a conversão e a recitação do Rosário:

1. Orar – Sem a oração, é impossível vencer os embates da vida e o próprio tentador. Orar não é só pedir, mas principalmente bendizer e louvar ao Senhor.

2. Converter-se – Pela oração, pelos sacrifícios e pela penitência, o homem reconhece o poder divino e se reconcilia com Deus.

3. Recitar o Rosário – Esse instrumento é uma forma de meditar os mistérios do nascimento, da vida, da paixão e da glória de Jesus. É um diálogo com Deus, proporcionando a quem o recita um mergulho interior. A Santíssima Virgem recomendou que, depois do glória ao Pai, no fim de cada dezena, se acrescentasse a seguinte jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai todas as almas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

 

Oração: Virgem Santíssima, nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso santo Rosário, incutindo em nós profundo apreço a essa devoção por vós tão querida. Meditando nos mistérios da redenção, queremos aproveitar de seus preciosos frutos e alcançar graças para o enriquecimento de nossas almas.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Sexto dia Tema: O segredo de Fátima

As revelações de Nossa Senhora de Fátima ficaram conhecidas como “O segredo de Fátima”. A menina Lúcia o descreveu da seguinte maneira:

“O segredo consta de três coisas, duas das quais revelarei: a primeira foi a visão do inferno! Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo, que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo estavam os demônios e as almas: brasas com forma humana, que flutuavam no incêndio, entre gritos e gemidos de dor e de desespero. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis de animais desconhecidos. Essa visão durou pouco tempo, graças à nossa boa Mãe. Ela já tinha prometido nos levar para o Céu. Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e de pavor.

A segunda, vem a seguir. Levantamos os olhos a Nossa Senhora, que disse com bondade e tristeza:

‘Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer a devoção ao meu Imaculado Coração. Se o fizerem, muitas almas serão salvas e haverá paz. A guerra vai acabar. Contudo, se não deixarem de ofender a Deus, no pontificado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite iluminada por uma luz desconhecida, sabei que é o sinal de que Deus punirá o mundo por seus crimes. Para o impedir, pedirei a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos, haverá paz. Senão, seus erros se espalharão pelo mundo, promovendo guerras e perseguições. Os bons serão martirizados.

O Santo Padre sofrerá. Várias nações serão aniquiladas, mas, por fim, meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre me consagrará a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz’”.

 

Oração: Senhora bondosa de Fátima, quero ser inserido entre aqueles que suavizam vosso Coração Imaculado; aqueles que se apresentam como lutadores ardorosos do exército de Cristo. No meu humilde pensar, suponho que as graças de que necessito irão me ajudar a servir a Deus, auxiliado pela divina graça.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Sétimo dia Tema: Uma bala para a coroa

No dia 13 de maio de 1980, o Papa São João Paulo II foi baleado na Praça de São Pedro, pelo turco Ali Agca, a mandado da KGB, polícia secreta russa, segundo o inquérito da polícia italiana: “Esta Comissão acredita, indubitavelmente, que a liderança da União Soviética tomou a decisão de eliminar o papa João Paulo II”, diz o Relatório.

No mesmo dia, do ano seguinte, o Papa foi a Fátima e levou a bala que o tinha atingido para ser colocada na coroa de Nossa Senhora de Fátima, como agradecimento por Ela lhe ter salvado a sua vida.

O atentado ao Papa foi a “queima roupa”, uma das balas atingiu o seu abdome, e por milagre de Nossa Senhora ele não morreu. Ele disse depois que “uma mão puxou o gatilho, mas outra Mão dirigiu a bala”, de modo que esta não o matasse. O Papa se referia à proteção que Nossa Senhora de Fátima lhe dera.

Essa bala foi colocada na Coroa de Nossa Senhora, que as mulheres portuguesas mandaram confeccionar para agradecer a Virgem de Fátima por ter livrado Portugal de participar da Segunda Guerra Mundial, e não ver seus filhos morrerem em campos de batalhas.

Quando os especialistas foram colocar a bala na Coroa da Virgem, não sabiam onde iriam encaixá-la sem comprometer a bela arte; mas eis que notaram que havia um orifício bem na frente da Coroa; e não sabiam por que o deixaram ali. Então os especialistas ali colocaram a bala que se ajustou perfeitamente no orifício; uma enorme surpresa. Quem poderia ter deixado ali aquele orifício?

 

Oração: Ó Santíssima Virgem de Fátima, que infundistes nos pastorinhos o amor e a devoção ao Santo Padre que teria "muito que sofrer", nós Vos pedimos que nos dê o Espírito de Veneração e Docilidade ao Papa e a todos os ministros de Deus e uma Fidelidade inquebrantável aos Ensinamentos da Santa Igreja.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Oitavo dia Tema: O triunfo do coração

O Papa foi eleito em 16 de Outubro de 1978, no auge do comunismo ateu e materialista que ele tanto condenou e trabalhou para extingui-lo. Consagrou seu pontificado a Nossa Senhora; no seu brasão colocou a frase: “Totus tuus”.

Juan Lara, vaticanista, disse que João Paulo II passaria para a história como o Pontífice que contribuiu decisivamente para a queda do comunismo, que nele viveu durante mais de três décadas. Fortemente ligado à Polônia, impulsionado pelo sindicato livre “Solidariedade”, e com o forte apoio da Igreja começou o trabalho de libertação do seu povo do jugo comunista.

Em 1º de dezembro de 1989, o Premiê russo Mikhail Gorbachov cruzou a praça de São Pedro do Vaticano para o encontro histórico com o Papa. Depois caíram os regimes da Bulgária, Tchecoslováquia, Romênia e já em agosto de 1991, o da URSS.

Foi um fato impressionante a queda retumbante do comunismo no Leste Europeu em 1989, sem derramamento de sangue, como queria João Paulo II. De fato, isso não pode ser explicado sem considerarmos a ação de Deus e de Nossa Senhora através do Papa. Nas aparições de Fátima, em 1917 a Virgem tinha prometido que se a Rússia fosse consagrada a Seu Coração, seu Coração triunfaria no país comunista. E isto aconteceu. Ela tinha dito às crianças que haveria uma Segunda Guerra e que a Rússia espalharia seus terríveis erros (o comunismo) por muitos países, como de fato ocorreu.

O mundo vivia a “guerra fria” entre a União Soviética e os países ocidentais. O medo imperava com a possibilidade real de uma Terceira Guerra mundial, e nuclear, que pulverizaria o planeta. De repente, o bloco comunista se dissolve como um castelo de areia, da noite para o dia. Como explicar isso?

João Paulo II viveu e sofreu sob este terrível regime na Polônia; cabendo a ele, por vontade de Deus, ser o principal artífice de sua queda, depois de ter por mais de 70 anos escravizado muitas nações da Europa e as ter confinado sob o chamado Muro de Berlim ou “Muro da Vergonha”. Milhões de pessoas foram vítimas deste terrível flagelo. Milhões viveram sob este pesadelo. Lamentavelmente ainda vivem sob este cativeiro a ilha de Cuba, a Coréia do Norte e a China.

 

Oração: Mãe terna e compassiva, agradeço vossas advertências. Quero desagravar vosso Coração Imaculado. Aplicarei todas as forças para melhor vos honrar e merecer ser apresentado por vós a Cristo Jesus. Espero que meus pedidos facilitem esta resolução.

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai.

 

Nono dia Tema: Consagrar as famílias

Nossa Senhora é Mãe da Igreja e de cada um de nós. Ela recebeu de Jesus aos pés da Cruz, cada cristão como filho. Mas, sobretudo ela é mãe protetora das famílias, pois cuidou da Sagrada família de Nazaré.

Ninguém como a Virgem Maria sabe consolar as mães sofredoras, as mulheres abandonadas e traídas, os pais angustiados com os problemas de seus filhos.

A Igreja ensina que a família é a célula vital da sociedade, desejada e idealizada por Deus para ser o “Santuário da Vida”, como disse João Paulo II; mas hoje a família está imensamente ameaçada por um conjunto de práticas imorais que contrariam a vontade e a lei de Deus: aborto, eutanásia, drogas, bebidas, manipulação de embriões humanos, casamento de pessoas do mesmo sexo, falsas famílias, divórcio, uniões sem matrimônio, “amor livre”, e muitos outros males. Quem salvará a família de tantas misérias e tristezas? A Virgem Maria.

Mais do que nunca hoje os pais precisam, diariamente, consagrar-se a Maria; bem como consagrar seus filhos, seu casamento, seu trabalho, seu lar. São muitas as misérias que hoje entram no lar trazendo o pecado, os maus comportamentos, os vícios, a pornografia, etc. Maria é Aquela que, desde os primórdios, recebeu de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás. Ela é a consoladora dos aflitos, auxiliadora dos cristãos, advogada nossa.

O lar precisa urgentemente ser protegido por Aquela que Deus escolheu para sua Mãe. Cada família cristã precisa hoje rezar o sagrado Terço de Nossa Senhora contemplando com devoção os sagrados mistérios da vida de Jesus. “Família que reza unida permanece unida”; é o antigo ensinamento da Igreja. O Terço de Nossa Senhora é a corrente com a qual ela prende o espírito do mal que quer destruir as famílias.

Muitos santos falaram dessa mediação de Maria junto a Deus. São Bernardo, doutor da Igreja, assim diz: “Tal é a vontade de Deus que quis que tenhamos tudo por Maria. Se, portanto, temos alguma esperança, alguma graça, algum dom salutar, saibamos que isto nos vem por suas mãos”.

 

Oração: Ó Santíssima Virgem de Fátima, com os joelhos em terra e a fronte curvada, rezamos a Oração que o Anjo da Paz ensinou aos pastorinhos: "Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

Rezar: 1 pai-nosso; 1 ave-maria; 1 glória ao Pai. 

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão