Ecoando o amor além fronteiras

VIIª CARTA DO BISPO SOBRE MEDIDAS DE PRECAUÇÃOPREVENÇÃO DE INFECÇÕES PELO CORONAVÍRUS

05 MAI 2020
05 de Maio de 2020

Dom Mário Yamanouchi Michiaki, Bispo de Saitama

23 de abril de 2020

 

Queridos irmãos e irmãs da diocese de Saitama:

Lamento que não se possa ver nenhum sinal de cessação da disseminação de infecções ocasionadas pelo coronavírus, mesmo depois que as “Medidas de Emergência” foram emitidas pelo governo, que agora se estende a todo o Japão. Gostaria de desejar a todos os meus mais calorosos cumprimentos de Páscoa àqueles que passaram o período recente até a Semana Santa, sem participar da missa, mas com orações especiais, seguindo as medidas de precaução emitidas pela Diocese. O Comitê Consultivo Diocesano, realizado via Internet, tomou as seguintes decisões até o final de maio:

1. O prazo da suspensão das missas públicas será prorrogado até sábado, 30 de maio, um dia antes do Pentecostes.

2. Os cancelamentos das seguintes reuniões diocesanas:

? A reunião diocesana dos envolvidos no ministério diocesano (originalmente planejado entre 15 e 17 de junho)

(A preparação para essa reunião continuará. Quando chegar a hora, a reunião seria realizada, mas com as datas repensadas).

? Comitê diocesano para o ministério e pastoral (19 de julho)

?Retiro  da diocese de Saitama em conjunto a diocese de Niigata (21 a 25 de setembro)

? Encontro diocesano de padres e diáconos (30 de novembro a 1 de dezembro)

(Se a propagação do  Coronavírus cessar até então, a reunião acima seria realizada nessa época).

3. As seguintes medidas de precaução permanecem as mesmas.

As principais políticas contra a prevenção do coronavírus são as mesmas, ou seja:

1) Evitar ficar em espaços pequenos e fechados e reunir-se muito próximo uns aos os outros, além de encontrar-se sem distâncias adequadas.

2) Evitar sair ou viajar sem razões ou emergências necessárias.

Devemos pensar nas pessoas envolvidas em cuidados médicos, como médicos e enfermeiros, que aceitaram e cuidam dos pacientes infectados com o coronavírus  ou daqueles que trabalham em casas de repouso. Eles estão trabalhando duro, mesmo enquanto enfrentam o risco de infecções. Mais uma vez, pensando neles, devemos orar muito por eles e manter todas as medidas de precaução o mais estritamente possível.

Reafirmando as seguintes instruções já fornecidas anteriormente:

1) Para as Missas de Domingo durante o período acima, todos os fiéis da Diocese de Saitama serão dispensados ??da obrigação de comparecê-las.

2) Os batismos serão adiados.

3) O Sacramento da Reconciliação não será dado, exceto em casos de emergência, como no leito de morte.

4) O sacramento da unção dos enfermos pode ser dado, mas com cuidados especiais.

5) Os funerais podem prosseguir com a tomada de medidas preventivas contra infecções, como para evitar ficar em espaços pequenos e fechados, e se reunir perto, além de se reunir sem distâncias adequadas.

6) Os casamentos podem ser adiados até o momento em que a propagação do novo coronavírus cesse.

7) Eventos ou reuniões públicas que não sejam missas sejam adiadas ou mesmo canceladas.

8) As missas diárias serão ditas em particular pelo sacerdote sozinho em sua sala particular no presbitério, e não na igreja.

(Aos sacerdotes: não permita que as pessoas participem da missa acima)

9) As igrejas serão abertas para as pessoas que desejam vir orar. No entanto, evite ficar em espaços pequenos e fechados e se reunir muito próximo, além de se encontrar sem distâncias adequadas. Portanto, por favor, não venham à igreja com os outros. Como não podemos esterilizar a igreja o tempo todo, aconselhamos que você gargareje e lave as mãos depois de voltar para casa.

10) Você pode encontrar os folhetos semanais "A Liturgia e a Bíblia" na entrada da igreja, então pegue-os e use-os como ferramenta de oração pessoal.

11) A homilia dominical do Bispo será publicada na página diocesana toda terça-feira seguinte.

12) Se sua Paróquia administra uma página deweb, pode ser uma boa idéia que você tenha a homilia do seu pároco aos domingos nessa página

 

4. O início de apelo urgente para aqueles que sofrem com as novas infecções por coronavírus  a serem administradas pela Caritas Japan.

Suas doações serão usadas para os seguintes serviços:

1) Pelo apoio internacional, por meio da Caritas International, para aqueles que sofrem com o vírus ou com dificuldades nessa situação em todo o mundo.

2) Pelo apoio doméstico realizado pela Caritas Japan aos grupos com todo tipo de atividades para a prevenção da disseminação das novas infecções por coronavírus ou pelo apoio a pessoas em dificuldades ou necessitadas.

Envie suas doações diretamente para a Caritas Japan. Os detalhes são os seguintes:

A conta de transferência postal da Caritas Japan: 00170-5-95979.

O nome do destinatário: The Caritas Japan / The Bishops 'Confererence of Japan.

Certifique-se de que será solicitado que você escreva claramente na nota, como (The Novel Corona Virus Donations) = "As novas doações para o vírus da corona".

Além disso, se você está registrado com os serviços de internet no Japan Post Bank do 'Yucho-Direct', seu número de cliente é 6257.

5. A Diocese começará a discutir os assuntos relativos ao notável declínio das ofertas de missa nas paróquias.

A diocese de Saitama é formada por muitas nacionalidades. Portanto, as finanças da diocese dependem muito das ofertas de missa nas paróquias. Por causa da suspensão das missas públicas por tanto tempo, muitas paróquias estão lutando com o notável declínio da oferta de missa. Com relação a isso, a diocese começará a considerar a maneira de manter as finanças da diocese, o que pode incluir a possível redução das contribuições paroquiais para a diocese e para os padres, e das despesas da diocese, bem como o corte dos subsídios para os padres.

 

Voltar