Ecoando o amor além fronteiras

XIIª CARTA DO BISPO SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE INFECÇÕES POR CORONAVÍRUS

30 SET 2020
30 de Setembro de 2020

Dom Mario Yamanouchi, Bispo de Saitama

24 de setembro de 2020

 

Já se passaram três meses, sem problemas graves, depois de retomarmos gradual e cuidadosamente as missas dominicais na Diocese. Agradeço a todos pela compreensão e cooperação. Embora a disseminação de infecções por coronavírus ainda não tenha cessado, a situação, graças a Deus, se estabilizou um pouco. Portanto, decidi dar mais um passo no sentido de atenuar algumas restrições às atividades das paróquias. Após uma consideração muito cuidadosa, libero o limite de idade para participar das missas dominicais. Estou muito grato a todos os fiéis, especialmente aos maiores de 65 anos, por sua paciência sacrificada, pois permaneceram em casa até agora. O resto das restrições permanecerão as mesmas. Oro para que possamos tomar mais decisões e suspender algumas outras restrições em novembro. Por isso, agradeço a todos pela colaboração.

 

A partir do primeiro domingo de outubro, dia 4, o limite de idade para as missas dominicais se acaba.

O resto das restrições permanecerão inalteráveis.

Para prevenir a propagação das infecções do vírus em todas as paróquias, reitero algumas das importantes medidas de precaução e peço que as apliquem com cuidado, tendo em conta as situações particulares de cada paróquia. E esses são os seguintes:

 

1. Quanto às pessoas idosas, aqueles com doenças crônicas insuportáveis ou, aqueles com febre ou aqueles que sentem medo excessivo devido à saúde: fiquem em casa e orem pois cuidar da vida é a prioridade.

2. A dispensa da obrigação de assistir às missas dominicais continua.

3. A Missa dominical (em Japonês ou internacional) e a Missa da Vigília aos Sábados serão abertas ao público em paróquias com um bom número de paroquianos. Assim sendo, esses paroquianos podem ser incentivados a participar às missas da vigília no sábado. Agora, com a abolição do limite de idade, o número de participantes pode aumentar na maioria das paróquias. Preparem-se com muito cuidado para evitar infecções pelo vírus.

4. Não ir a outras paróquias para participar da missa.

5. Missas durante a semana não serão abertas ao público.

6. Quanto ao Sacramento do Batismo e Unção dos Enfermos em situação de emergência e Confissão: realiza-se tendo em conta todos os cuidaos necessários. A Crisma pelo Bispo não será realizada neste momento. Se for necessário em caso de emergência, isso só pode ser feito com a permissão do bispo. Consulte o pároco primeiro, por favor

Lista de procedimento que continua válido. Ei-los abaixo:

1) Em primeiro lugar, evitar aglomeração  em salas fechadas e manter distanciamento social um dos outros. Faz-se necessário usar máscaras faciais, lavar as mãos, esterilizar ou desinfectar a Igreja. Isso deve ser feito não apenas em missas, mas também para todas as atividades na paróquia.

2) Certifique-se de manter uma distância entre eles de mais de 1,5 metros no templo.

Se as opções acima, incluindo 1), não forem possíveis, o templo não pode ser usado para celebrações litúrgicas. Se há uma sala maior do que o templo, se pode usá-la para as missas dominicais.

3) Lavar as mãos, usar máscaras ( assembléia, sacerdotes e leitores), manter distância uns dos outros, ventilar o interior do templo. Além disso, esterilize as maçanetas da porta tanto quanto possível.

4) Não usar Água Benta na entrada da Igreja.

5) Evitar cantar juntos nas missas ou reuniões, exceto tocando órgão e/ou cantando solo, mantendo a distância adequada.

6) Não fazer procissões de ofertório durante a missa.

7) Não coletar a oferta durante a missa. Em vez disso, por exemplo, deixe as caixas de ofertas na entrada do Templo.

8) Durante a saudação da paz  não aperte as mãos ou abrace.

9) Aos que participam das missas: escrevam seus nomes, endereços, números de contato e sua temperatura corporal na entrada da Igreja. Para isso, é aconselhável preparar os cartões de participação da Missa ou formulários especiais de inscrição para os participantes. Estes registos serão utilizados apenas para informar e cooperar com a autoridade sanitária local, caso surjam infecções na paróquia. Estes registos serão guardados com muito cuidado na paróquia, visto que contêm informações privadas.

10) Evitar congestionamentos ao entrar e sair do templo.

11) Atividades além da Santa Missa -  Evitar reuniões e encontros no momento. Se for necessário, sejam menos de 10 pessoas num tempo breve. Para o estudo da bíblia ou catequese para batismos, se não é possível manter as precauç?ess esperadas, não dar início ainda. 

Voltar