Ecoando o amor além fronteiras

XIIIª CARTA DO BISPO SOBRE AS MEDIDAS DEPREVENÇÃO DE INFECÇÕES DO CORONAVÍRUS

04 NOV 2020
04 de Novembro de 2020

 Dom Mário Yamanouchi Michiaki - Bispo de Saitama

27 de outubro de 2020

 

Passou-se um mês desde que o limite de idade para as missas dominicais foi levantado sem maiores problemas, graças à compreensão e cooperação dos fiéis diocesanos. Agora decidi de dar a permissão de celebrar as missas nos dias de semana juntamente com o povo visto que a situação de propagação das infecções pelo coronavírus parece estável no momento.

A partir da primeira semana de novembro, missas durante a semana com o povo podem ser celebradas.

 

As duas restrições restantes abaixo serão, no entanto, as mesmas.

1.  Pode-se celebrar uma missa dominical e uma missa da vigília dominical na noite de sábado com o povo.

2. Pode-se celebrar a missa multilíngue, a chamada "missa internacional", mas não missas apenas em um idioma.

A definição de 'missa internacional', ou seja, a missa multilíngue é: a missa celebrada em japonês com o texto litúrgico da missa como base, mas com as leituras e intercessões, possivelmente, em diferentes línguas.

Peço-lhes, em particular, nas paróquias com muitos membros estrangeiros, que tenham paciência um pouco, mantendo o distanciamento social e assim por diante, por favor.

Sobre as celebrações do Natal:

Até duas missas podem ser celebradas. Uma na Vigília de Natal e outra no dia de Natal. No entanto, não se pode fazer confraternização com comes e bebes na Igreja, incluindo a festa de Natal. (Caso tenha algum sinal que indique a disseminação do coronavírus, darei mais instruções.)

 

Algumas medidas de precaução importantes (reformuladas)

Para evitar a propagação das infecções do coronavírus em todas as paróquias, irei reafirmar algumas medidas de precaução importantes e pedir-lhes que ponham-nas em prática com a devida consideração, consultando as situações particulares da sua paróquia. E essas são os seguintes.

1. Embora o limite de idade tenha cessado, os idosos e aqueles que têm doenças crônicas (nível insuportável), aqueles com febre, ou aqueles que não têm confiança em sua saúde serão aconselhados a ficar continuamente em casa e orar lá, cuidando muito bem de sua vida (saúde) primeiro.

2. Todos os fiéis da Diocese continuam dispensados ??da obrigação de participar das missas dominicais.

3. Para celebrar a missa dominical (em japonês ou internacional) e a missa da Vigília nas noites de sábado será permitida a abertura ao público. Nas paróquias com um bom número de fiéis, pode ser recomendado aos paroquianos de assistir às missas da vigília de sábado. Agora com devido ao levantamento do limite de idade, o número de participantes à missa pode aumentar na maioria das paróquias, peço-lhes que tomem cuidadosos preparativos para a prevenção das infecções virais.

4. Participem da missa na sua Paróquia, não em outras Paróquias.

5. Para o Batismo ou a Unção dos Enfermos em caso de emergência, e o sacramento da Reconciliação serão postos em prática com cuidados especiais. A Crisma realizada pelo Bispo não acontencerá por enquanto. Se necessário em caso de emergência, isso só poderia ser feito com a permissão do Bispo. Consultem primeiro o pároco, por favor.

 

Aviso adicional em detalhes:

1) Em primeiro lugar, estes ainda serão os princípios mais importantes: evitar aglomerações em salas fechadas e manter o distanciamento social. Usar máscaras faciais, lavar as mãos e esterilizar a igreja. Isso deve ser feito não apenas para as missas, mas em todas as atividades da igreja.

2) Certifique-se de manter uma distanciamento social de mais de 1,5 metros na igreja.

Se os itens acima, incluindo 1) não forem possíveis, a igreja não poderá ser usada para as celebrações litúrgicas. Se tem um salão maior do que a igreja, pode usá-lo para as missas dominicais.

3) Lavar as mãos, usar máscaras (tanto para a congregação quanto para os padres e leitores), manter distanciamento social  uns dos outros, ventilar na igreja. Além disso, esterilizar as maçanetas tanto quanto possível.

4) Não usar fontes de água benta.

5) Abstenha-se de cantar hinos juntos nas missas e em qualquer reunião, exceto tocar órgão ou cantar solo, mantendo distanciamento social dos fiéis.

6) Não fazer procissões de ofertório durante a missa.

7) Não recolher a oferta durante a missa. Será aconselhado colocar as caixas (sacos) de ofertas na entrada da igreja, por exemplo.

8) Durante as saudações de paz, não apertar as mãos nem se abraçar.

9) Os fiéis deverão escrever seus nomes, endereços, números de contato e sua temperatura corporal na entrada da igreja. Para isso, será aconselhável preparar os cartões de missa ou o livro de inscrições especial dos participantes. Esses registros serão usados ??apenas para relatar e cooperar com a autoridade de saúde local estritamente no caso de as infecções ocorrerem na igreja. Esses registros serão mantidos com muito cuidado na igreja, pois contêm informações pessoais.

10) Evitar aglomeração durante o tempo de entrada na igreja e do recesso.

11) Abster-se de reuniões ou encontros em vez de missas por enquanto, ou fazer reuniões por pouco tempo com o pequeno número de pessoas (menos de 10 pessoas), seguindo as medidas cautelares. Cada um será aconselhado a não iniciar as aulas de preparação para os candidatos ao batismo ou as aulas de estudo da Bíblia até que se possa seguir estritamente as principais medidas de precaução. 

Voltar