Ecoando o amor além fronteiras

4º Domingo de Páscoa(C)  17 de Abril de 2016

15 ABR 2016
15 de Abril de 2016

4º Domingo de Páscoa(C)                                     17 de abril de 2016

 

Textos: At 13, 14. 43-52; Ap 7, 9.14b-17; Jo 10,27-30

 

Hoje, o 4º Domingo de Páscoa, é chamado Domingo do Bom Pastor. O Bom Pastor é quem protege as ovelhas dos perigos e guia as ovelhas para onde há pastagem em abundância.

Jesus começa dizendo: “as minhas ovelhas escutam a minha voz”. Mas, como conhecer a voz de Jesus? Há muitas vozes no mundo. Por exemplo, há vozes que elogiam a vida com riqueza; há vozes que incentivam a mostrar nossas capacidades; há vozes que procuram a salvação pelos laços humanos. E hoje, nós somos questionados: Será que conhecemos a voz de Jesus no meio de tantas vozes?

Vocês sabem que tem poucos jovens na igreja. Eles sentem encanto por outras vozes, não é? Eu trabalhei como jornalista por 10 anos. Eu também gostava de atrair atenção dos outros e mostrar o poder, receber honras e ser respeitado. Eu vivi no mundo onde é valorizado quem tem resultado, ou quem é eficiente no trabalho.

Mas por outro lado, tem muitas pessoas sofrendo por não acompanhar estes valores. Vi pessoas que recebiam o tratamento diferente por causa da competição. E dentro desta realidade eu ouvi a voz de Deus e escolhi este caminho. Quando eu senti que era a voz de Deus, eu me perguntei se este modo de vida seria bom para mim. Possivelmente, vocês também pensaram que estavam com algum problema, quando vocês escutaram a voz de Deus, não é?

É por isso, que hoje, eu e vocês queremos receber a vida eterna que Jesus nos oferece, e ser protegidos nas mãos de Jesus da voz da tentação que causa de sofrimento.

A primeira leitura nos conta que os pagãos na sinagoga ouviam a Paulo e Barnabé com alegria. Mas alguns judeus foram contra a fala de Paulo. A palavra de Deus foi acolhida pelos pagãos que buscavam a salvação, mas os judeus que estavam amarrados à Lei antiga, não aceitaram a palavra de Deus.

A segunda leitura do livro de Apocalipse relata sobre as pessoas que serviram a Deus mas passaram sofrimento e perseguição até o martírio. A voz de Jesus chegou mais aos ouvidos das pessoas que se tornaram humildes e que sofreram pela fraqueza. A voz de Deus chega ao coração da pessoa que se sente necessitada de Deus, sabe que não pode viver sem Deus e está decidido a viver na companhia de Deus.

Hoje é dia da Jornada Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Mas, a vocação não é só para tornar-se sacerdotes e religiosos consagrados. O casamento também é uma vocação. Pelo Matrimônio o casal procura proteger e ajudar mutuamente e criar os filhos. Educar os filhos para que eles aprendem a fazer a vontade de Deus no futuro é uma bela vocação porque os sacerdotes e os religiosos não podemos fazer isto.

Na sociedade, nós nos apegamos às coisas visíveis mais do que às coisas invisíveis, e assim perdemos a paz do coração. Vamos testemunhar a força de viver verdadeiramente sentindo-se protegido nas mãos do Deus invisível e desejando a invisível vida eterna. E vamos rezar para que Deus chame algum membro de nossa família para ser sacerdote.

Padre Fujita.

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão