Ecoando o amor além fronteiras

Domingo da Ascensão do Senhor(C)

04 MAI 2016
04 de Maio de 2016

Textos: At 1,1-11;Ef 1, 17-23;Lc 24, 46-53

8 de maio de 2016

Hoje, estamos celebrando o Domingo da Ascensão do Senhor. A vida terrena de Jesus que iniciou com o anúncio do Anjo Gabriel à Maria, terminou com a Ascensão dele ao céu. Vivemos mais de dois mil anos depois do tempo de Jesus, e às vezes sentimos uma pena porque nós não encontramos com Jesus, não é? Então, vamos refletir um pouco sobre isso. O que pediríamos a Jesus, se Ele nos aparecesse hoje? Possivelmente, as pessoas com deficiências ou dificuldades físicas, pediriam um milagre para recuperar a saúde, não é? As pessoas com fome pediriam pão, alimento para ficar satisfeito não é? As pessoas que moram em lugares de guerra pediriam capacidade de perdoar uns aos outros, não é? Mas, se Deus fosse visível, somente as pessoas que estão perto de Jesus podem vê-lo porque Deus é único. Então, para as pessoas que moram distante, podemos preparar a televisão ao vivo. O apresentador anuncia a notícia fantástica: ‘Oh! deficientes estão levantando-se e caminhando!’ Com isso, nós temos a tendência de buscar mais as coisas visíveis do que as coisas invisíveis. E nós vemos os milagres de Jesus pela curiosidade e não pela fé. Por isso, que Jesus precisou voltar ao céu, não é?

Jesus subiu aos céus e está sentado à direita de Deus como rezamos na Profissão de Fé. Isto é uma orientação para nós que vamos andar o mesmo caminho de Jesus.

A segunda leitura nos diz: “Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos.” O cristão que tem a fé passa pela porta da morte, mas vai ressuscitar e entrar na glória como Jesus.

Outra razão pela qual ele subiu aos céus é para nos dar a liberdade de escolher acreditar ou não na ressurreição do Senhor. Temos a liberdade de crer que Deus está ligado às pessoas, Deus caminha conosco mesmo sem ser visto. Jesus subiu aos céus, mas Ele não está longe de nós, pelo contrário, muito perto de nós. Nós recebemos o Espírito Santo no Sacramento do Batismo e na Crisma. Jesus mora e vive em nosso coração. Podemos crer que o Espírito Santo está também com os vizinhos. Mesmo não vendo a Jesus nós cremos que o Espírito Santo está no coração de cada pessoa, então Deus está sempre conosco.

A primeira leitura, relata que Jesus disse aos discípulos: “Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria e até os confins da terra”. Os discípulos que receberam o poder do Espírito Santo, testemunharam a Jesus na dificuldade e na perseguição pela ajuda do Espírito Santo. A missão deles não era algo extraordinário, mas era a partilha da alegria com as pessoas. E por isso, eles forma perseguidos e martirizados.

No evangelho, Jesus afirma: “Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu”. O domingo próximo é a Solenidade de Pentecostes. Jesus a imagem visível de Deus se escondeu nos céus para viver no templo do nosso coração.

Pe. Megumi Fujita- Pároco de Mine e kanuma -  Diocese de Saitama- Japão

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão