Ecoando o amor além fronteiras

Reflexão Dominical 2º Domingo do Advento = Ano A

08 DEZ 2016
08 de Dezembro de 2016

2º Domingo do Advento (A)

Textos: Is 11, 1-10; Rm 15,4-9; Mt 3,1-12

4 de dezembro de 2016

O tema do evangelho de hoje é a conversão. Por isso, eu quero partilhar com vocês sobre minha experiência de conversão.

Quando eu morava na igreja de Karasuyama, eu celebrava missa todas as manhãs para as irmãs religiosas na casa de idosos São José e atendia os idosos.

Muitos idosos e idosas que cortaram o vínculo com a família ou não tem parentes entraram lá neste asilo pela responsabilidade da prefeitura. Há alguns idosos que tem dificuldade intelectual ou não conseguiram ir à escola por causa da confusão da segunda guerra mundial e as suas consequências. Eles não sabem ler e nem escrever Kanjis - os caracteres chinêses, porque eles não foram à escola e tinham que trabalhar para família.

Eu dei a catequese de crisma para eles e então levei o resumo da crisma para ler com eles, mas quando chegou o momento de uma idosa ler ela não conseguia. Me pareceu misterioso, pois ela começou ler somente as Hiraganas. Não imaginei que ela não soubesse ler os Kanjis, porque ela conversava sempre sem problema. Então, nós estudávamos a bíblia usando desenhos e ilustrações- o Mangá. Eu escrevia Furigana para os Kanjis nos textos que eu dava para eles. Quando eu ensinei a rezar o terço, eu disse àquela senhora: Nós vamos aprender a rezar o Pai Nosso e a Ave Maria, até a cerimônia da crisma. Depois de alguns dias, outra idosa amiga dela me disse: escutei a voz dela rezando a oração todas às noites. Quando ouvi isto, eu pensei: essa senhora merece respeito, pois com muito esforço ela rezou a oração do Pai Nosso com a hiragana todas às noites.

Quando eu morava na igreja de Karasuyama, eu pensava que tinha pouco trabalho, porque esta cidade é muito pequena e tem poucos cristãos e alguns cristãos vivem na casa de idosos, mas quando eu recordo a história desta idosa que aprendeu a rezar com muito esforço, eu fico orgulhoso. Seu esforço é muito maior do que o meu esforço para escrever a Furigana de Katakana.

No evangelho de hoje, João Batista está no deserto e chama todos à conversão, chama todos para voltar a Deus. É muito difícil viver no deserto, mas o deserto é lugar de encontro com Deus, o deserto é lugar de conversão. No deserto da pequena cidade de Karasuyama, eu me converti. Uma idosa semi-analfabeta que aprendeu a rezar o Pai Nosso com Hiragana, me levou à conversão. Sem saber ler, sua oração com muito esforço é mais profunda do que a minha oração.

Nós temos a tendência de buscar os valores deste mundo e às vezes pensamos que a palestra do sacerdote é superior ou que ouvir um padre famoso chega mais rápido à conversão, mas Deus escolhe as pessoas que o mundo vê como miserável e transforma-as em mensageiras de boa notícia.

Como o nosso Deus Senhor sendo todo-poderoso tornou-se um bebê, nós precisamos iluminar nossos pensamentos diariamente com a luz de Espírito Santo para descobrir os valores verdadeiros e converter-nos anunciando a verdadeira alegria que o Salvador nos dá. Amém

Pe. João Evangelista Megumi Fujita – Pároco de Mine e Kanuma

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão