Ecoando o amor além fronteiras

5º Domingo do tempo comum - Ano C / 年間第5主日(C)

05 FEV 2016
05 de Fevereiro de 2016

5º Domingo do Tempo Comum(C)

7 de fevereiro de 2016

Textos: Is 6,1-2ª,3-8 ; 1Cor 15,1-11; Lc 5,1-11

 

No evangelho de hoje, a palavra de Jesus ressoou no meu coração é: “Não tenhas medo. De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então, Simão e outros deixaram tudo e seguiram a Jesus. Quando Jesus, um carpinteiro disse: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”, Simão duvidou. Todos os pescadores sabem que pescar durante o dia é inútil, é trabalho perdido, mas diante da grande quantidade de peixes que pescaram, Simão sentiu a obra de Deus.

A primeira leitura, nos relata a vocação de Isaías. O Senhor procura por alguém para anunciar a palavra de Deus e pergunta: “Quem enviarei? Então Isaías respondeu: Aqui estou! Envia-me.”

Estes dois textos nos contam a história de pessoas que foram chamadas por Deus. São também histórias que nos mostram como Mestre e discípulos construíram uma relação de confiança. Eu me lembro de um livro que se chama, “Meu melhor professor do Japão”.

Neste livro de histórias tem muitas memórias de pessoas famosas sobre seus professores. A primeira, é a história de um médico famoso chamado KYOZO ISHIKAWA. Depois de concluir a tese de doutorado em medicina, Doutor ISHIKAWA quis estudar nos Estados Unidos da América para ser um pesquisador, e escolheu estudar com o professor de primeira classe. Então ele enviou uma carta e os documentos ao Professor Pip Burger que era líder mundial em estudos de eletrocardiograma. Daí veio a resposta que dizia: “Venha”.

Na verdade, a tese do Doutor ISHIKAWA não foi excelente, e sua tese foi na lata de lixo. Mas o professor recebeu Doutor Ishikawa como discípulo, porque ele escreveu muitas vezes na sua carta: “Eu posso”. O professor sentiu o entusiasmo dele e percebeu que ele iria se esforçar e não iria desistir com qualquer coisa.

Como o professor Pip Burger era o líder mundial em eletrocardiograma, ele foi muito duro com o Doutor ISHIKAWA. E muitas vezes ele repetia durante as aulas as palavras de incentivo, “Você pode”. Então, Doutor ISHIKAWA repetia para si mesmo: “eu posso”, e o professor respondia dizendo: “Assim você pode”.

Depois de muitos anos de pesquisa, o Doutor ISHIKAWA enviou sua tese para a revista médica de grande prestígio mundial, no topo da tese, ele escreveu o nome do Professor Pip Burger, mas o professor corrigiu e escreveu o nome de Doutor ISHIKAWA no topo. Ele disse: “Eu, já não preciso de fama. Você é quem precisa”. Isto, porque aquele professor era realmente o melhor mestre para educar o ser humano.

 

Jesus é o melhor mestre por excelência. Ele disse a Simão: “De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. Simão não tinha muito conhecimento da lei, mas como ele foi pescado por Jesus, dentro da vida comunitária, bebia, comia, dormia, viajava, junto com Jesus, assim, aprendeu a palavra de Deus para receber a vida eterna.

São Paulo também foi pescado por Jesus e na segunda leitura ele escreve: “Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim”.

Escutar a biblia é estudar os ensinamentos de Jesus. Este ensinamento não é para satisfazer a curiosidade da inteligência humana, mas é para satisfazer o nosso coração com a abundância do amor de Deus. A vocação é deixar ser pescado por Jesus. Do mesmo modo, nós nos tornamos pescador através do anúncio da palavra de Deus. Nós não precisamos de autoridade. Nossa autoridade está na escuta e na vivência da palavra de Deus. Então, vivendo a palavra vamos nos tornar em pescadores de homens.

Pe. João Evangelista Megumi Fujita – Pároco de Otawara

Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão