Ecoando o amor além fronteiras

2º Domingo da Quaresma- Ano C- 2月21日 四旬節第2主日(C)

19 FEV 2016
19 de Fevereiro de 2016

2º Domingo da Quaresma (C)

Textos: Gn 15:5-12,17-18; Fl 3:17-4:1; Lc 9:28?-36

21 de fevereiro de 2016

 

      No segundo domingo da Quaresma lemos sempre o texto da Transfiguração do Senhor. Por que nós lemos a Transfiguração do Senhor? Porque durante a quaresma, lendo a caminhada de Jesus em direção a paixão e a morte, a Transfiguração do Senhor testemunha a Glória da Ressurreição. Então, vamos seguir as leituras de hoje.

      Na primeira leitura, o Senhor faz uma promessa com Abraão. Abraão respondeu o chamado do Senhor e orientado pelo Senhor partiu de Ur dos Caldeus. Ele viajou sem saber aonde iria seguindo a voz do Senhor.

Outrora, quando eu era criança, um trem misterioso sem avisar aonde iria, partiu da estação de Tokyo e chegou à estação de Karasuyama, onde moro. Esta viagem é muito agradável, mas a viagem de Abrão não foi nada agradável. As pessoas que estavam com Abraão não sabiam aonde iria dormir e nem o que iria comer na viagem. O Senhor experimentou se Abrão iria seguir sua voz. Nós percebemos que foi uma viagem com muita insegurança, mas foi a fé que sustentou Abraão. O Senhor respondeu a fé de Abrão e prometeu dar a terra desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates. O Senhor prometeu a glória da terra prometida a Abraão que trilhou os caminhos à luz da fé nas noites escuras.

    Na segunda leitura, nós lemos um trecho da carta de São Paulo aos Filipenses. Quando Paulo escreveu esta carta ele estava preso e monitorado pelos soldados de Roma, mas isto não foi motivo para esfriar o entusiasmo do ministério de Paulo. Os cristãos Filipenses enviou algumas coisas a Paulo na prisão por isso, Paulo agradece a eles.

Na carta Paulo dizia: “Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Paulo não sabia quando seria executado. No entanto, ao invés de sentir medo, os olhos de Paulo estão fixos no Reino do céu. Esta parte é também a imagem de quem caminha na noite vendo o sinal de luz da casa distante.

    No evangelho, nós vimos Jesus no alto da montanha com suas roupas muito brancas e brilhantes. Apareceram Moisés, o representante dos mandamentos e Elias o representante dos profetas, e estavam conversando com Jesus. Mateus e Marcos não escreveram os detalhes da conversa deles, mas Lucas escreveu o seguinte: “Conversavam sobre os últimos momentos que Jesus iria passar em Jerusalém”. Os últimos momentos de Jesus são a flagelação e a morte de cruz. Para nós, a Paixão e a morte são coisas negativas, mas, pela Transfiguração Deus mostrou a ressurreição e a glória antes da Paixão e a morte, porque no livro de Isaías está escrito o seguinte: “Ele estava sendo transpassado por causa de nossas revoltas, esmagado por nossos crimes”.

   A última ceia é o próprio Deus que se oferece totalmente por toda a humanidade e que se realiza como memória por toda a posteridade humana. Jesus que se aniquilou para nos salvar é agora glorificado.

Mas, será que nós acolhemos esse coração de Jesus, ensanguentado por nós? Será que nós, não nos perdemos esperando elogios e reconhecimentos das pessoas? Ou será, que não estamos sonolentos como os discípulos no momento da Transfiguração, não entendemos ainda que a Glória do Senhor, passa pelo desastroso desprezo e pela morte?

Vamos tentar afastar dos valores que a nossa sociedade cultiva e vamos cuidar da mente e do coração para receber a glória do Senhor.


Print Friendly and PDF
Voltar

Ecoando o amor, além fronteiras!

Diocese de Saitama - Japão